Buscar
Penedo; Itatiaia: Rio de Janeiro – Brasil
- Rogério e Rita
- 29 de nov. de 2023
- 6 min de leitura
Penedo é a única Colônia Finlandesa no Brasil, está entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, para fazer passeios se torna agradáveis, possui vasta natureza em toda a cidade entre elas cachoeiras, passeios a cavalo, pesca de truta, lojas de chocolate, restaurantes, pousadas, Museu Finlândia e diversos passeios atrativos e o Parque “Pequena Finlândia” que é uma pequena cidade reproduzindo a cidade de lá, onde poderá conversar com o Papai Noel em sua casa.
Localizada na Região de Itatiaia, Penedo é privilegiada pela sua natureza, cultura e clima, encontra-se na Serra da Mantiqueira, Serra das Águas, na Região Sudeste.
Um pouco da história de Penedo:
O Idealizador e fundado da Colônia Finlandesa de Penedo, Toivo Uuskallio, em 1928, em seu livro "Na Viagem em Direção à Magia do Trópico", recebeu um chamado para deixar sua terra natal e imigrar para o Sul longínquo, nos meados de 1927, chegaram no Brasil com sua mulher e a três acompanhantes, pretendiam eles viver uma vida mais natural como alimentação vegetariana e a abstenção de bebidas alcoólicas, chá e café, em um período forma trabalhar numa fazenda de propriedade do Mosteiro de São Bento, em Três Poços, nas proximidades da atual Volta Redonda, Estado do Rio, com o conhecimento do trabalho nas terras brasileiras conheceram algumas propriedades para implantação de sua colônia ideal, voltando para a Filândia em 1928, com o seu livro publicado, relatou sobre a viagem, suas impressões e ideias de seu projeto de fundar uma colônia finlandesa vegetariana no Brasil, conseguiu que o jornal Tyokansa e em conferências, para divulgar a campanha angariando recursos e recrutamento ajudado também pelo Pastor Pennanen e por Mikko Airila tendo assim o sucesso em 28 de janeiro de 1929 realizando a compra da fazenda Penedo que era localizada no Vale do Paraíba, então distrito da cidade de Resende.
Como Chegar em Penedo:
Com o clima de Serra, jeito de roça e com cheiro de mata, tem o privilégio de acesso para o publico das maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, principal rodovia Via Dutra Km 311.
São Paulo-Penedo:
De São Paulo nas retas do Vale do Paraíba paulista, com os pedágios de Arujá, Guararema, Jacareí, Pindamonhangaba e Itatiaia, depois que passar a divisa com o estado do Rio de Janeiro e das fábricas das transnacionais que ficam no pé da Mantiqueira e antes de chegar em Resende, entra na saída 311 da Via Dutra.
Rio de Janeiro-Penedo:
Rio de Janeiro está a 170 km de Penedo, atravessando a Baixada Fluminense, com pedágio em Seropédica, antes de subir a serra das Araras, passa as cidades do Médio Paraíba e acesse a cidade de Resende e Itatiaia, entra na saída 311 da Via Dutra.
Quando ir em Penedo:
Penedo é uma região do parque ecológico do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado brasileiro do Rio de Janeiro. Suas tranquilas pousadas, seu clima ainda ameno, sua generosa fauna e topografia fazem de Penedo um oásis em meio ao crescimento e ocupação da região.
A melhor época para fazer aquela visita vai depender muito do seu planejamento, ela tem um clima bem ameno e muito agradável o ano todo, no verão pode ficar um pouco mais quente e úmido, nesse período vai aproveitar mais as cachoeiras e atividades ao ar livre em suas trilhas ecológicas e muito procurada por ser aquela de festas de final de ano e carnaval, no outono com temperaturas um pouco mais baixas bom passeio com caminhadas, piqueniques além de visitar s lojas e restaurantes locais, no inverno com sua temperatura mais baixa, friozinho da serra, é ideal para quem quer curtir as pousadas com lareiras, apreciar um bom vinho e chocolate quente e curtir os Festival de Inverno de Penedo já na Primavera é a época ideal das flores com sua paisagens bem coloridas e temperaturas bem agradáveis e aproveitar o festival da Primavera de Penedo com diversas atrações culturais e gastronomias.
Alguns Pontos Turísticos de Penedo:
As cachoeiras em Penedo são acessíveis e há varias pousadas e restaurantes ao seu redor, consegue-se chegar de carro, bicicleta, ônibus circular, fazer uma pequena trilha á pé, e também há guias de turismos que podem fazer um bom roteiro para não perder nenhuma dessas atrações com segurança.
Três Cachoeiras:
No centro de Penedo está a Três Cachoeiras, são três quedas d´água, praticamente na beira da estrada e a primeira é bem convidativa ao banho.
Fica na Avenida das Três Cachoeiras, acesso pela avenida, tanto de ônibus, carro, bicicleta com a pé para quem está nas pousadas próximas.
Cachoeira de Deus:
Depois das Três Cachoeiras, na parte de cima, pela trilha da Cachoeira de Deus, no Alto de Penedo, fia a Cachoeira de Deus, caminhando vai perceber o barulho da queda d´água, haverá pedras no caminho, necessidade cuidados, ela é cercada pela Mata Atlântica, uma boa dica seria ir na parte da manhã, dependendo do calor é uma boa ideia para o banho.
Poço das Esmeraldas:
Com águas de tom de esmeralda, o que leva seu nome, o Poço de Esmeralda pode ser feita por uma pequena trilha, para quem está no acesso de pousada ou camping perto, fica 14 km do centro de Penedo, e perto dela vai encontrar o Poço do Coração, suas águas são mais geladas que as demais, do lado, há quiosques e estrutura de bar local.
Cachoeira da Três Bacias:
Com estacionamento próximo, a Cachoeira da Três Bacias é um convite para entrar nas três quedas, consegue andar ao seu redor, tomando devidos cuidados, com as pedras escorregadias, em uma delas há um pequeno escorregador, natural da passagem de água, que gera a diversão de quem está por lá.
Pico do Penedinho:
Com 600 metros de altitude o Pico de Penedinho para quem gosta de fazer trilha é uma ótima opção, está a 3 Km do centro de Penedo, necessário autorização para fazer a trilha, a Casa do Chocolate terá informações para fazer a trilha, o visual lá de cima é encantador, trerá a vista da cidade de Penedo, Itatiaia e Resende e em média de 25 minutos, dependendo da pessoa, para fazer a trilha.
Parque Nacional do Itatiaia:
Para quem fica mais dias em Penedo, vale a pena ir no Parque Nacional do Itataia, criado por Vargas em 1937, foi o primeiro parque nacional do Brasil, com divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro, ela tem 02 partes para conhecer, sendo a parte baixa e a alta. Bem próxima de Penedo, é parte baixa, na Estrada do Parque Nacional, Km 9, Itatiaia / RJ, oferece trilhas simples, cachoeiras, Lago Azul e a natureza, fauna e flora. Há uma catalogo com várias espécies de pássaros que tem no parque, muito interessante para quem gosta de saber seus nomes.
Tem que se informar sobre valores de entradas para conhecer o parque.
Pequeno Finlândia – Casa do Papai Noel
Bom no centro de Penedo está a Pequena Finlândia, que tem a sua maior procura por todos que vai visitar Penedo, com arquitetura típica da região do Papai Noel, encanta todas as crianças e envolve a todos com o clima de Natal o ano todo, a Casa do Papai Noel é uma das mais procuradas para tirar aquela foto e também conversar com ele, além de oferecer restaurante, lojas para fazer compras, artesanatos, lojas de chocolates e ruas enfeitadas com guarda-chuvas coloridas, não há que resista para tira aquela foto com a pessoa amada.
Em qualquer época é possível visitar o Papai Noel, tem a Casa de Verão do Papai Noel, mantendo a magia do Natalina o ano todo com todos os toques da tradição finlandesa, para ter acesso ao Papai Noel, tem um valor de entrada na casa, tem que se informar no local.
Shopping dos Duendes
O Shopping dos Duendes é um local temático, esta para frente da Pequena Finlândia, Avenida das Mangueiras, tem sua inspiração na mitologia dos Duendes, em seu formado de “U”, com um Jardim, com enfeites de Duendes, uma passarela central com enfeites de coração, guarda-chuvas coloridas, fazendo a festa de passa por lá, além das lojas de chocolates, vestuário, cristais e lembrancinhas, que irão lhe receber muito bem.
No jardim há varias casas dos duendes, com pequenas portas e janelas, decoradas de forma lúdica.
Comments