top of page

Arraial do Cabo: Rio de Janeiro – Brasil

  • Foto do escritor: Rogério e Rita
    Rogério e Rita
  • 25 de set. de 2023
  • 14 min de leitura

Atualizado: 26 de out. de 2023


Arraial do Cabo está situado n Região dos Lagos, com praias deslumbrantes se torna uma excelente opção de destino para quem quer curtir belas paisagens e um bom descanso. Suas praias contam com águas transparentes e a cor azul se destaca nas paisagens, sendo assim considerado o “Caribe Brasileiro”, onde está estampada na placa oficial de boas vindas à cidade. Quando estiver chegando de carro ao Arraial do Cabo, vai se encantar ao avistar a primeira praia, ainda à beira da estrada e a emoção só via aumentado quando chegar nas praias: Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia do Farol e a Praia do Forno.


Um pouco da história de Arraial do Cabo:

Arraial do Cabo é um município do estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, uma cidade costeira. Américo Vespúcio fundou em 1503 e em 1985 se tornou na categoria de município onde se emancipou de Cabo Frio. Sua população, IBGE 2022, 221.987 de habitantes, conta com uma área da unidade territorial de 413,449 km² e 61,44 km² com área urbanizada. Cidades vizinhas são: Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio. As rodovias que servem os municípios são: RJ-140/BR-120 e a RJ-102.

Como o nome indica é realmente um cabo é um pedaço de terra grande (superior ao pontal e ponta) adentrando ao mar, possui pequena diversidade de praias em enseadas, entre estas pode se considerar que estão algumas das praias mais belas do mundo. A cidade abriga o Porto do Forno que na verdade é uma marina de três píers por onde entram produtos para a cidade e saem as produções de sal. Cabo Frio é Ideal para a prática de mergulho, o ecoturismo, a sua área urbana é bastante simples e conturbada, conta construções de apenas dois andares em ruas sinuosas e estreitas.

Arraial do Cabo tem suas origens de habitantes muito antigo, historiadores relatam que craca de cinco mil anos viviam grupos no alto dos morros e desciam para pescar e buscar alimentos. Os Tamoios, sendo também, outras tribos vertentes tupinambás, foram que os portugueses encontraram em sua chegada nessas terras, nessa época, a produção de cerâmica se destacava nessas tribos, que também marcaram participação nos conflitos que viriam a ocorrer entre portugueses e corsários, principalmente franceses.

As condições do tempo mudavam rapidamente no local, passando subitamente de um dia ensolarado para um dia nublado, com alta possibilidade de formação de nevoeiro e, em alguns casos, agitando o mar.

A construção de um forte no local foi por Américo Vespúcio, cujas ruínas permanecem no local, acessível por trilha entre a Praia do Forno e a Prainha, onde ele deixou 24 homens com armas e mantimentos, como consequência do estabelecimento dessa feitoria, começou a se desenvolver em arraial um modesto povoamento, sendo esse um dos primeiros em território brasileiro. Ainda é possível ver, na cidade, a primeira construção de alvenaria da terra recém-descoberta, a "Casa da Piedra", hoje no centro histórico, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, onde ostenta sua fachada o ano de 1503, originalmente de pau a pique, onde ocorreu em 1506 a primeira missa coberta do Brasil.

Existe na cidade um marco histórico que lembra a visita de Américo Vespúcio nesta época. Composto de um obelisco, um poço, existente desde então e uma placa resumindo parte da história local.

Por muito tempo, a cidade era conhecida como vila dos pescadores e foi na primeira metade do século XX, em 1943, com a implantação da Companhia Nacional de Álcalis, que produzia barrilha, matéria prima dos vidros, que a economia local foi impulsionada, a mão-de-obra qualificada da unidade da Álcalis no Rio Grande do Norte foi trazida para a cidade e as ofertas de empregos acabaram trazendo trabalhadores de outras regiões. Isso contribuiu para a consolidação e para o crescimento da cidade.

Durante anos, Arraial do Cabo pertenceu a Cabo Frio, sendo seu principal distrito. Em 13 de maio de 1985, a cidade teve sua emancipação. Hoje, o município de Arraial do Cabo compreende os distritos: Monte Alto, Figueira, Parque das Garças, Sabiá, Pernambuca, Novo Arraial e Caiçara.

O clima em Arraial do Cabo:

O clima é tropical litorâneo, com muito vento que estabiliza as temperaturas, o município praticamente desconhece temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Também chove bem pouco, com média pluviométrica anual de cerca de 800mm. A insolação (horas de sol) é uma das maiores do estado, a menor temperatura registrada em Arraial do Cabo foi de 12,9 °C em 31 de julho de 2007, e a maior atingiu 35,1 °C no dia 4 de janeiro de 2019.

Quando ir a Arraial do Cabo:

Em qualquer época do ano, se torna uma boa viagem, em feriado prolongados e férias escolares, são as épocas mais procuradas por turistas, por esse motivas são as praias são mais lotadas, por ter aguas mais frias da região, no verão é uma boa época para conhecer, sempre olhando o clima e tempo, pois também é o período que mais tem chuvas, mas não atrapalham o passeio.

Como chegar em Arraial do Cabo:

Da capital carioca, Rio de janeiro, aproximadamente, fica 165 Km, tanto por ir de carro, ônibus, transfer ou avião.
De carro, Arraial do Cabo, a partir do Rio de Janeiro, indo pela Ponte Rio Niterói, BR-101, Via Lagos (RJ-124) e RJ-140, em São Pedro da Aldeia, irá contornar Cabo Frio e te levará ao trecho final até Arraial do Cabo.

De Ônibus para Arraial do Cabo, tem várias opções, umas delas são a partir da Rodoviária Novo Rio (Rio de Janeiro) e também a partir do Terminal Tietê (São Paulo). Uma dica, se não encontrar passagem até Arraial do Cabo, no dia e hora desejado, adquira para Cabo Frio e faça o final do trajeto de táxi, transfer, Uber ou ônibus urbano.

De avião à Arraial do Cabo, procure por voos para o Aeroporto de Cabo Frio (CFB), distante 12 km de Arraial do Cabo ou para o Aeroporto de Búzios (BZC), distância de 23 km. As rotas aéreas são muito limitadas, as principais operadoras são a GOL e a AZUL, porém, alguns trechos são oferecidos apenas na alta temporada e os poucos voos disponíveis.

Quantos dias ficar em Arraial do Cabo:

Tendo tempo disponível, poderá fazer vários passeios e aproveitar o máximo possível de cada lugar em Cabo frio, se for apenas um dia, indicado seria o passeio de barco, ira conhecer as Praias do Forno, Prainhas do Pontal do Atalaia e a do Farol, com mais dias, terá o centro histórico da cidade, pontos turísticos e também conhecer as cidades próximas, como Cabo frio e Búzios.

Alguns Pontos Turísticos de Arraial do Cabo:

Arraial do Cabo, por ser uma cidade litorânea, boa parte dos pontos turísticos estão perto das praias, umas das atrações das praias de Arraial do Cabo são as tonalidades de cor das suas águas, que variam entre o azul, azul turquesa e verde, dependendo dia e hora dele, poderá encontrar as mudanças dessa cores, acreditando que não seja a mesma praia.

Em Arraial do Cabo podemos encontrar, museus, feiras e monumentos, no Centro Histórico conhecer um pouco mais da sua história, conforme comentado aqui, há também um pequeno obelisco, que marca o ponto de chegada dos conquistadores, A Igreja Nossa Senhora dos Remédios e nessa mesma região está a Casa de Piedra, o Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira, oferece um panorama dos fenômenos que aconteceram nessa região e outras descobertas dessa região.



Pórtico de Arraial do Cabo:

Para quem vem de Cabo Frio à Arraial do Cabo tem uma pequena mostra das belezas logo no início da cidade. Logo no começo da estrada, dunas de areias brancas no decorrer da Praia do Foguete, encontra-se uma restinga, uma pequena lagoa feita pelo mar e salinas por todos os lados.


As Boas Vindas aos turistas e visitantes, chegando em Arraial, encontra-se um Grande Pórtico - Portal da Cidade e lá a direita encontra-se a Secretaria de Turismo, aqui conseguimos algumas informações sobre Arraial.

Endereço do Pórtico de Arraial do Cabo - Rod. Gen. Bruno Martins - Vila Industrial, Arraial do Cabo - RJ


O pôr do sol em Arraial do Cabo:

Onde assistir um belo pôr do sol, em Arraial do Cabo, você vai encontrar vários lugares, a Praia Grande e a Praia Brava, conta com seus mares bem agitados, mas tem belas imagens do entardecer á beira mar, A Prainha já tem seu mar calmo e a sua areia bem agitada, já a Praia do Pontal fica no meio termo entre as demais praias citadas aqui e por fim a Praia dos Anjos, ali os barcos irão oferecer belas imagens com o pôr do sol, com suas silhuetas e também as chegadas dos pescadores repletos de peixes e frutos do mar fresquinhos.

O Passeio de Barco:

O passeio de barco tem sua saída tem a sua saída na Marina dos Pescadores na Praia dos Anjos, conta com várias embarcações, podendo comprar no dia ou agendar com um agende de turismo local, o seu roteiro poderá incluir as paradas, visitas e mergulho, como: Ilha do Farol, Enseada do Guriri, Pedra da Tartaruga, Prainha do Pontal, Praia do Forno, Perfil do Macaco, Gruta Azul, Fenda de Nossa senhora, Impacto do Meteorito e a Praia do Farol Novo, retornando a Praia dos Anjos.

Pedra do Perfil do Gorila (Passeio de Barco)

Esculpido pela natureza, a Pedra do Perfil do Gorila está localizada na praia do pontal do Atalaia, o passeio de barco tem acesso a esta vista espetacular, porém, fique bem atendo, apenas de um ângulo é possível observar essa escultura, à medida que a embarcação contorna o pontal desfaz-se o perfil. O lugar é muito bonito, cercado de águas completamente azuis, não é permitido nadar neste ponto, pois fica em alto mar e a água é muito gelada. Segundo o guia turístico, devido à perfeição da imagem, após algumas bebidas o macaco pode até dar um tchau para você!


Ilha do Farol (Passeio de Barco)

A Ilha do Farol esta acima da Praia do Farol, o barco vai deixar alguns minutos nessa praia, para chagar a Ilha do Farol, é possível escolher entre diversas trilhas que levam até o farol que deu nome à ilha. Além de descobrir a fauna local, você aproveita a vista incrível do farol. Vale lembrar que as trilhas são pagas e só podem ser feitas com o acompanhamento de um monitor. Vale lembrar que a Ilha do Farol é regulada pela Marinha.


Enseada do Guriri (Passeio de Barco)

A Enseada do Guriri está próxima da Paria do Farol, aqui é possível fazer aquele mergulho com snokers para ver os cardumes de peixes além de apreciar os tons dás águas semelhante ao do Caribe.

Pedra da Tartaruga (Passeio de Barco)

A Pedra da Tartaruga está localizada no alto de um morro, fica de frente a pedra do Macaco, a pedra se assemelha a cabeça de uma tartaruga.
A Embarcação não faz parada no lugar, tem que ficar atendo para ver o detalhe da pedra que se semelhança com uma tartaruga.
Em um outro passeio, para quem gosta de praticar esportes como rapel e escalada, tem que aventurar pela trilha deverá estar equipado com tênis esportivo, mochila com comida e bebida, óculos de sol, chapéus, máquina fotográfica, etc. para aproveitar o percurso até a Pedra da Tartaruga com um guia no local.


Gruta Azul (Passeio de Barco)

A Gruta Azul faz parte do passeio de barco, com sua formação rochosa e muitas belezas naturais é o charme do percurso do passeio e que contam ainda com as ondas que quebram ferozmente contra as rochas.
A gruta só pode realmente ser vista em tons de azul em períodos muito específicos do ano, quando no nascer do sol a luz invade a gruta e o reflexo da água transforma as cores do paredão de pedra.
Para quem faz o passeio de barco, dificilmente vai ver o fenômeno, não faz o passeio nesse período. Dica: No trajeto até a Gruta Azul, mantenha sempre os olhos abertos.
Não é raro os turistas avistarem golfinhos. Com muita sorte, há a possibilidade até de ver algumas orcas.



Impacto do Meteorito (Passeio de Barco)

Ao lado da Gruta Azul esta o Impacto do Meteorito, localizada na Ilha do Farol, segundo comentários, a quem dica que a pedra foi atingida por um meteoro do tamanho de uma bola de tênis, deixando a rocha com a atual formação, os pesquisadores afirmam que o costão rochoso possui entre 49 e 52 milhões de anos, e não existe nenhuma pesquisa ou dado que comprove algo diferente do que se apresenta.
A gruta do meteoro é uma formação rochosa com um formato de erosão muito interessante, mais de fato é que a gruta do meteoro segue encantando os olhares de quem aprecia a beleza e os mistérios de Arraial do Cabo.

Fenda de Nossa Senhora de Assunção (Passeio de Barco)

Segundo comentários, há quem diga, que foi um raio que partiu a rocha em duas, porém se percebe que a natureza foi a responsabilidade pela formação da fenda, possivelmente, pela ação da erosão causada pela chuva e pelo vento. Outra lenda local bastante difundida é que, há muitos anos, um pescador encontrou ali uma imagem de Nossa Senhora, e que depois de ter sido levada a uma igreja em Cabo Frio, teria reaparecido no seu lugar de origem. Pelas histórias, isso aconteceu mais de uma vez. A imagem que se encontra na fenda atualmente é uma réplica da original. Ela está posicionada sobre um pedestal, tem que prestar muita atenção na embarcação, pois ela é bem pequena.
Segunda a lenda, se você quer quer “amarrar” seu amor pra sempre, a hora é agora. Se beijar seu amor em frente à fenda nunca mais se separam. Não custa tentar!



Praias de Arraial do Cabo:

Em média são 160 Km² de área de praias em Arraial do Cabo, com suas aguas claras e tons azul e verdes, ideal para aquela viagem com pequeno deslocamento, as praias estão muito próximas umas das outras, algumas delas é possível fazer a pé, uma boa caminhada, que vale muito a pena, com pequeno investimento de deslocamento, consegue conhecer a maiorias de suas praias, se tornando um bom destino para quem quer facilidade, mas com um clima e paisagens de um belo paraíso.

Em média, são oito principais praias de Arraial do Cabo, sendo elas ideias para todo perfil de viajantes, conta com ondas, praia com piscinas naturais, praia cheias de pessoas, praia desertas, praia com mirante, praias ideias para mergulho, praias pequenas e compridas e todas com cenários paradisíacos.

Praia do Farol:

Umas das mais lindas praias do Brasil e a mais procurada de Arraial do Cabo, a Praia do Farol com seus tons de águas semelhante ao do Caribe, suas paisagens, pouca tocada, com limitação de acesso ao público, torna-se mais desejada pelos turistas, em média é autorizado a ficar 45 minutos na sua areia, o principal acesso são pelas embarcações. Para quem está nesse local há uma Trilha do Farol Novo que passa ao Centro Meteorológico da Marinha Brasileira até o Farol Novo, tem que se informar para fazer a trilha e ter autorização.



Prainhas do Pontal do Atalaia:

Ao Lado da Praia do Farol, encontra-se duas pequenas praias, conhecidas como as Prainhas do Pontal do Atalaia, com a maré baixa elas se unem e formam uma porção de areia. O seu acesso é pela escadaria de madeira e já ter um bom cenário para aquelas fotos, sendo umas das melhores de Arraial do Cabo, você vai perceber que ela pode estar deserta e em seguida lotada de pessoas, dependendo dos horários, haverá também uma pequena infraestrutura com cadeiras e guarda-sol, de frente para um cenário com montanhas verdes. O acesso pode der de carro como os das embarcações.

Praia do Forno:

O acesso pode ser por trilhas ou por embarcações, a Praia do Forno, como as demais praias, faz parte daquele cartão postal da cidade, para quem faz as trilhas encontrar os mirantes, e cada parada lindas fotos com cenários diferentes tons das águas transparentes do mar. A praia conta também com infraestrutura com cadeiras e guarda-sol e barraquinhas. Uma dica importante, para sair do agito das pessoas, lá no final da areia você terá mais privacidade, por ser um pouco longa a faixa da areia, poucas pessoas vão até lá, e encontra uma boa tranquilidade e paz no ambiente.

Praia Grande:

A Praia Grande já conta com uma boa infraestrutura, espaço amplo e enorme faixa de areia na praia, no sentido da areia você vai encontrar acesso até a Praia de Figueira, são 15 km de faixa de areia, e nesse sentido, vai até a cidade do Rio de janeiro, pela mesma faixa de areia, ai o trajeto, sem dúvidas é bem maior. A Praia Grande se torna uma bela piscina de cor azul turquesa, e muita procuradas por surfistas, atraídos pelas suas ondas.
Dica, aqui também tem um pelo pôr do sol.

Prainha:

Logo na estrada indo para Arraial do Cabo, você vai encontrar a Prainha, ela tem o mar calmo e também com tons de suas águas igual ao do Caribe, conta com quiosques e com infraestrutura com cadeiras e guarda-sol e barraquinhas. Indicada para toda a família por ser bem ampla sua faixa de areia e longa de extensão, consegue facilmente andar por ela e se quiser mais distante fica ainda mais tranquila e sossegada o lugar.
Dica, tem uma trilha ao seu lado direito e consegue ir até a Praia da Gracinha.

Praia do Pontal:

A Praia do Pontal são umas das praias mais afastadas do centro de Arraial do Cabo, também para quem vem de Cabo frio, se torna a primeira praia, no seu início tem a Lagoa Vermelha, no meio consegue olhar a Ilha do Pontal, no outro extremo tem uma pequena trilha para ir no Mirante do Ponto do Baiacu. A praia também é bem tranquila, pouco movimento de pessoas, suas águas são mais frias e tem uma grande área debaixo de arvores, muito procurado para fazer piqueniques e descansar saindo um pouco do movimento do centro da cidade.



Praia Brava:

A Praia Brava para quem busca tranquilidade e lugar bem isolado, ela é uma boa opção, porém seu acesso é por trilha, subida e descida, encostas, porém, recompensa pela paisagem e tranquilidade do lugar, conta com uma pequena faixa de areia e seu mar é bem agitado, procurado por surfistas, tem que ficar atendo a maré, pois essa pequena faixa de areia poder ficar menor ainda. Aqui também está a Pedra do Coala, lugar rochoso, serve como um mirante da região.

Praia dos Anjos:

Muito movimentada a Praia dos Anjos, se tornou o Berço da cidade de Arraial do Cabo, aqui consegue passeios de barcos saindo da Marina dos Pescadores, conta com várias embarcações, podendo comprar no dia ou agendar com um agende de turismo local, o seu roteiro poderá incluir as paradas, visitas e mergulho, como: Ilha do Farol, Enseada do Guriri, Pedra da Tartaruga, Prainha do Pontal, Praia do Forno, Perfil do Macaco, Gruta Azul, Fenda de Nossa senhora, Impacto do Meteorito e a Praia do Farol Novo, retornando a Praia dos Anjos.

A praia não é muito indicada para banho, devido a várias embarcações que se encontram por lá, mas se torna convidativo para um passeio em sua orla e aquela paisagem do pôr do sol com belas imagens e cenário encantador de suas embarcações e os pescadores retornando com suas pescas.



Praia da Graçainha:

A Praia da Graçainha, está ao lado da Prainha, seu acesso é por trilhas, uma dela é a trilha da Prainha, sendo bem deserto, porém muito procurado para mergulho com snorkel, poderá nadar lado a lado com cardumes, a praia tem pequena faixa de areia e cuidados com a mare, pois poderá diminuir essa faixa na areia, com tons de azul turquesa, encanta a todos, e poderá perceber a presença de tartarugas nessas águas, logo no período de manhã, encontrara pescadores da região com suas redes, não muito indicado para mergulhos e banhos, porém, no período da trade seria mais indicado para essas atividades.

Praia de Monte Alto:

A Praia de Monte Alto encontra-se na extensão da areia da Praia Grande e termina na Praia da Figueira, e fica de frente ao Distrito de Monte Alto em Arraial do Cabo, da praia consegue ir na Lagoa de Monte Alto.
O distrito fica no meio da Lagoa e do Mar, a principal vai de acesso é a Avenida Pedro Francisco Sanches, também conhecida como Estrada Figueira.
A praia é indicada para aqueles que querem um lugar mais deserto, e aproveitar o espaço, conta com suas areias brancas e aguas bem cristalinas, também por ter o mar aberto, tem correntezas fortes, com ondas grandes durante o ano todo, muito procuradas por surfistas, tem pouca infraestrutura, necessário ir preparado com lanches e bebidas, a sua paisagem bem atrativa para aquelas belas imagens dom cenário encantador.

Lagoa Monte Alto:

A Lagoa de Monte Alto, para aqueles que procuram uma opção além do mar, aqui vai encontrar uma lagoa bem atrativa, lindíssima, calma, para aquele belo banho em águas mornas, um pouco salgada.
As prainhas e possui boa infraestrutura com vários quiosques e várias árvores ao lado da lagoa dando, assim, boa sombra para fazer aquele piquenique com a família.



Praia da Figueira:

A Praia da Figueira, fica de frente ao Distrito de Figueira, conta com ondas fortes, atraindo vários amantes do esporte de surf, muito bom para quem quer se refugiar das praias mais agitadas e é praticamente deserta, prepara-se para levar o que comer e beber, não tem muitas opções de barracas e quiosques, dica importante é o uso do protetor solar, bem quente da região, para quem vai com crianças tem que aumentar seus cuidados, pela fortes correntezas,
O principal acesso é a Avenida Pedro Francisco Sanches, também conhecida como Estrada Figueira, o distrito esta no meio do mar e da lagoa.


Praça de Figueira:

A Praça de Figueira é um lugar público, com área de esporte e lazer, e embarcações para pescadores locais, conta com um lugar para bar, mercado de pesca e apoia da policial local, porém não conseguimos identificar se estão ativos naquele momento, se torna uma boa pedida para aquela parada no caminho para quem esta indo para Arraial do Cabo ou indo em direção de Araruama.
Um bom lugar para descansar, levar as crianças para um banho de na lagoa, curtir as paisagens e arvores para refrescar daquele sol




Fonte de pesquisas de algumas informações:
https://www.guialagos.tur.br/regiao-dos-lagos/arraial-do-cabo/
 
 
 

תגובות


WhatsApp Image 2022-09-16 at 17.43.56.jpeg

Olá, que bom ver você por aqui!

Aqui tem algumas imagens e vídeo com nossos  relatos  sobre a viagem e as experiências mais marcantes que vivemos, ...

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter

A vida é uma viagem. Aproveita bem o caminho.

bottom of page